capa-post-blog-sincro-autoridade-no-marketing-digital_large

6 Passos Para Você Construir a Sua Autoridade

Por que é necessário a criação de autoridade na web? O quão necessário é abrir um site ou perfis em uma riede socal?   

 

Bom, antes de tudo a autoridade no marketing digital, é dito como quando o público que consome o produto/serviço da sua empresa, sabe que você é referência naquele segmento, ou seja, esse status é alcançado tanto pelo público-alvo quanto pelos concorrentes, um site é visto e comparado a todo momento e logo é “qualificado” pelos usuários como o melhor em determinado assunto, e esse patamar é realmente diferenciado, ou seja, não é somente ter um canal aberto no website, é preciso impactar diretamente ou indiretamente o seu grande público-alvo.  

Portanto, não adianta ter um blog, um site e páginas nas redes sociais, se a empresa não alimenta essas redes com publicações. Para construir autoridade a empresa em si ou a agência prestadora de serviço terá que ter tempo para produzir conteúdo de qualidade como vídeos, imagens, frases e outros conteúdos, isso pode não garantir vendas exponenciais, mas se seu concorrente não tiver uma conta nas redes sociais ele já estará atrás de você. 

É claro que essas etapas serão o início de tudo e é muito benéfico para uma empresa digital, para isso tenha em mente que a sua empresa precisa ter autoridade online em vista. Ela representa um status de destaque para o seu nicho, portanto a sua marca será referência no segmento na qual você atua, e isso para o marketing digital é essencial. 

Imagine que você tem uma empresa que realiza vendas de um “infoproduto X”, e consequentemente existem muitos concorrentes que oferece o produto de qualidade, o que gera competitividade. E para você vender, será necessário se destacar, e para isso é preciso ser melhor. Se tratando da web, a autoridade online que você constrói é justamente, o que irá fazer esse diferencial. 

Quando construímos a autoridade, a maioria dos públicos que consomem o “infoproduto X” sabe que está consumindo um produto que é referência naquele segmento, por isso, a autoridade quer dizer liderança de mercado e ocupação de um lugar de destaque. 

Se o seu cliente pensar em comprar, o negócio será a primeira opção de escolha. Os benefícios de construir autoridade produz vários efeitos positivos, causando um grande impacto que reflete até mesmo nos resultados financeiros da empresa.  

Conquistar a confiança, tem que ser o primeiro passo.  

 

Segurança e admiração fazem com que o cliente não pense em adquirir o seu serviço, dentro do que ela procura, a segurança em comprar e logo começarão a visualizar a sua empresa como uma referência. A marca é a que desperta a admiração, até mesmo das pessoas que não são clientes, e isso faz com que a empresa ganhe o espaço no mercado.  

Em curtas palavras, o público confia em quem tem autoridade em um determinado assunto, afinal a marca transmite uma maior confiança (e autoridade) em seu segmento. Por isso, que às vezes o consumidor prefere pagar mais por uma marca pelo simples fato dela ser reconhecida no mercado pela autoridade. 

Independentemente do método que será utilizado para incorporar a autoridade na sua empresa, saiba que isso terá um impacto financeiro positivo, pois a marca em si vai vender o produto, assim como o mesmo terá capacidade de atrair e fidelizar cliente. A construção de relacionamento também é um fato, torna-se mais fácil a estruturação de parceiros e clientes.  

Outro benefício é a facilidade para criar parcerias, pois outras empresas começam a criar admiração e consequentemente torna-se direto a construção de boas parcerias. Consequentemente a visibilidade e a audiência será maior, quando você tem um aumento de um você terá o aumento da outra. Tornar-se uma autoridade em marketing digital significa garantia de que a sua empresa alcançará melhores resultados.  

O marketing digital é uma área que engloba vários aspectos, o que pode facilitar a aumentar a autoridade em diversas formas. Sites, blogs, e-commerce e mídias sociais é uma das ferramentas capazes de fazer a sua empresa alcançar tais resultados. 

Como construir a autoridade?

Trace um caminho:  

Antes de tudo, para se tornar uma autoridade em marketing digital é necessário ter um propósito, estabelecendo um caminho de “vida” para a sua empresa, isso fará com que você tenha muito mais facilidade em percorrer caminho que já estará pré-estabelecido. Por isso que é tão importante seguir um propósito que você acredite e goste de verdade.  

Conheça a sua Persona:  

No nosso site existe um artigo que fala especificamente sobre esse assunto, “Persona: O que é e como defini-la?”, para saber mais clique no link e veja este artigo! 

Mas, falando ainda sobre autoridade, fica impossível vender algum produto ou serviço sem falar a mesma língua dos seus clientes. Por isso é fundamental conhecer cada detalhe do seu público-alvo, mas isso é importante que seja feita de uma forma minuciosamente. Por isso, anote essas perguntas e comece a elaborar o esqueleto da sua persona: 

  • Qual é a faixa etária da sua persona? 
  • Esse produto é voltado para o sexo masculino ou feminino? 
  • Em qual região os seus clientes estão? 
  • O público-alvo da sua empresa encontra-se na internet? 
  • Ele assiste vídeo no Youtube, Facebook, Instagram ou WhatsApp?  
  • Qual é a profissão e o que ele gosta de comprar online? 

Enfim, crie uma “biografia” do seu cliente, em suma, trace um perfil de um consumidor típico de seus produtos. Entender o que a persona precisa e as objeções dela é necessário para construir em cima das dores do público, tudo isso reforça o gatilho de consumo. 

Conteúdo:  

Crie materiais informativos, seja para o público saber sobre o produto ou algo do segmento da sua empresa, para ser uma autoridade em marketing digital é necessário que os clientes criem confiança em você. E a forma mais fácil de conquistar isso é mostrando a qualidade do produto oferecido (grátis ou pago). 

Com um ótimo conteúdo a sua empresa conquista engajamento, ou seja, um aumento exponencial da audiência. Esse grupo de pessoas será essencial para o seu crescimento como autoridade, o mesmo, vão curtir, comentar e compartilhar seus conteúdos, pois já conheceram o seu produto, com isso fica muito mais fácil gerar tráfego para o seu site.  

Portanto, tenha em mente que produzir conteúdo relevantes é muito mais do que necessário, então é necessário manter o seu blog atualizado, compartilhar conteúdos que o seu nicho vai ter interesse em ler e se interessar pelo seu serviço\produto. 

Forneça materiais ricos, como produtos infográficos, e-books, planilhas e outras ferramentas úteis para o seu público-alvo. Esses materiais que contém mais informações são fundamentais para construir autoridade no mercado. Por exemplo, se seu site tem um blog, há temas específicos sobre o que as pessoas queiram saber, nesse cenário, é de extrema importância que crie conteúdos que irão cativar seu público.

Criação de identidade.  

Crie a sua identidade própria todas essas ações no mundo digital devem carregar a identidade própria da sua empresa. É preciso se diferenciar para que você seja marcante na vida do público, certo? Adote um design coerente nas suas ações e crie uma forma única de se conectar com as pessoas. 

Conheça os Digital Influencers os influenciadores digitais são personalidades que exercem influência sobre um público determinado. Conhecer quem são os influenciadores dentro do seu ramo de atuação e criar bons relacionamentos com essas pessoas pode ajudá-lo a construir autoridade com o público. 

A partir disso, você terá alguém imaginável, com o qual possa falar diretamente. Isso garante que a comunicação entre você e seu público seja direta. E obviamente ajuda muito a ganhar autoridade, já que falando a mesma língua de sua audiência é mais fácil ganhar confiança. 

Faça parcerias com outros sites, criar boas relações de parcerias com os outros, que atuem na mesma área de atuação que a sua empresa é uma ótima forma de ampliar a visibilidade sobre a sua marca. Além disso, parcerias com empresas que já possuem autoridade no mercado criam uma ótima percepção sobre a sua empresa. 

Tenha mais tráfego em seus canais virtuais:  

Você já sabe que um bom conteúdo gera engajamento, e esse engajamento gera tráfego. Isso quer dizer que a sua página na web recebe muitas visitas, devido ao seu bom desempenho. Ou seja: possui autoridade. 

Em resumo, comece a criar sua autoridade a partir de um propósito. Conheça o seu público-alvo e defina uma persona com a qual se comunicar bem. Você já terá informação suficiente para começar a produzir conteúdo incríveis. Mas lembre-se de que esses conteúdos precisam ser bons o suficiente para atrair engajamento. 

Por meio daquele engajamento, outras pessoas terão acesso a seus conteúdos. E por indicação de amigos, também vão acompanhar o que oferece no mercado. Assim você ganha tráfego e conta com um público cada vez maior, podendo virar uma grande autoridade no marketing digital. 

Mantenha um blog atualizado Uma das formas mais utilizadas de construir autoridade na internet é mantendo um blog empresarial sempre atualizado. O fluxo de informações que você pode gerar através dessas ferramentas é ótimo para manter os usuários sempre interessados. 

Explore as redes sociais outra ferramenta do marketing digital para construir autoridade são as redes sociais. Esses ambientes reúnem um grande número de potenciais clientes que estão em busca de informações e dispostos a interagir com a sua empresa. 

Coloque o e-mail marketing em prática:  

O e-mail marketing ajuda as empresas a manter uma relação mais próxima com seu público, oferecendo ofertas, novidades e até mesmo conteúdo. Faz parte dessa estratégia alimentar os consumidores com posts, alertas de promoções e outros conteúdos, gerando uma relação em que as duas partes saem ganhando. 

No entanto, é preciso entregar um conteúdo realmente relevante nesse fluxo de mensagens. Assim, sua empresa consegue marcar presença e ainda se destacar ao oferecer algo interessante para o público. 

Para facilitar muitas dessas rotinas de Marketing Digital, a automação pode ser uma solução importante. Ela ajuda a lidar com demandas operacionais que tomariam tempo demais dos profissionais. Além disso, ferramentas de automação proporcionam uma maior eficácia ao desenvolver ações e campanhas. 

A autoridade online é fundamental para quem quer ser referência no seu nicho. Na web, ter o lugar de destaque precisa ser o objetivo de quem quer captar mais público e ter os melhores resultados. 

Bom por hoje é isso, o que você achou das nossas dicas?

Não deixe de ver nossos outros posts, tem muito conteúdo de qualidade para você que quer aprender mais sobre marketing digital. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com um de nossos consultores. 

 

Grande abraço e até o próximo post.    

Equipe Agência Sincro.