Aprenda a introduzir os seus anúncios no GOOGLE!

Aprenda a introduzir os seus anúncios no GOOGLE!

Divulgação em mecanismo de busca.

Marketing de busca ou Search Engine Marketing (em inglês), é o segmento de marketing digital que tem como foco estratégias de divulgação em mecanismo de busca como Google, Yahoo! Ou Bing. Com o objetivo de capturar a maior parcela de intenções de consumidores que estão online e transformá-la em ações (leads)

Fique atento, existe o SEO que é a otimização nas buscas orgânicas (não patrocinadas) e o SEA que são os anúncios patrocinados pelo Google. Neste artigo, iremos explicar sobre os anúncios patrocinados.  

Caso você queira se aprofundar no assunto de SEO, temos um artigo perfeito para a sua necessidade, basta apenas clicar no link: “Como ficar na 1ª PÁGINA na busca do Google? Conheça SEO" 

Assim como nas mídias televisivas, revistas ou rádios, eles oferecem anúncios que tem por objetivo atrair clientes, gerar vendas e divulgar o seu produto/serviço. Na mídia online não é diferente, o Google disponibiliza diversos campos, sendo eles na Rede de Pesquisa, em sites parceiros do Google pela Rede de Display ou em outros produtos da empresa, como Youtube e Gmail. 

 

Montagem do PROJETO

Mas, antes de criar uma campanha é necessário montar um projeto, para que ocorra uma distribuição correta para os respectivos clientes. Crie uma lista com perguntas e respostas concretas, abaixo daremos algumas ideias que ajudarão na montagem do anúncio.  

  • Qual o objetivo da campanha? 
  • Qual produto/serviço quero anunciar? 
  • Quem é meu público alvo? 
  • Rede de pesquisa: Como meu público alvo pesquisa busca meu produto/serviços no Google? 
  • Rede de Display: Onde meu público alvo está navegando? (Analisar os comportamentos e depois seguir com as estratégias. 
  • Quais são os meus diferenciais? (Preço/entrega) 
  • Como está a concorrência? (Anúncios/sites) 
  • Quais são os produtos mais vendidos? 
  • Datas sazonais? 
  • Entrega para todo o Brasil/Cidade? 

As vantagens são inúmeras para a sua empresa, nesse momento é super importante que o seu público-alvo tenha conhecimento do seu negócio, isso é garantir que haverá um aumento construtivo da sua autoridade como um todo. 

Segmentação/Relevância: Seus anúncios aparecem para as pessoas certa e na hora certa. Diferentemente das mídias de anúncios tradicionais o Google oferece uma publicidade centralizada e objetiva, entregando somente para as pessoas que tem interesse real em adquirir o seu produto. 

Mensuração: Você consegue medir como está indo a sua campanha. Como calcular cliques, aquisições e interesses? Isso possibilita que estratégias poderão ser alterada ou mantê-la de acordo com o resultado obtido nas métricas do Google Ads.  

Disponibilidade: Você consegue colocar um anúncio em poucos minutos. Assim como verificar a estratégia, o acesso ao Google Ads é muito fácil. Acredite, montar o projeto é mais complicado do que inserir o anúncio.   

Controle de mensagem: A escolha é sua de como vai se comunicar com o público. você tem a possibilidade de escolher qual o tipo de campanha você quer desenvolver. Para cada interesse existe uma forma de se comunicar com o cliente. Isso que diferencia os anúncios patrocinados, você tem um campo aberto, mas para atingir seu público deverá ser totalmente centrado. 

Essas são as opções que o Google disponibiliza, cada segmento existe uma forma diferente de atingir. 

 

Rede de Pesquisa 

A rede de pesquisa é o tipo de pesquisa mais concorrida, visto que possibilita colocar os seus anúncios em uma ferramenta de busca mais utilizada no mundo, visto que o anúncio irá aparecer de acordo com que o cliente está procurando. 

Um ótimo anúncio nesta campanha, é capaz de atrair mais cliques e abaixar o custo por clique. Isso contará como diferença em uma campanha viável e inviável. Por isso a importância de montar um projeto que seja capaz de dar lucro e sucesso para a empresa. 

 

Rede de Display 

É fazer uma propaganda em um site (parceiro do Adsense) que libera espaço para o seu anúncio aparecer. Ajuda na divulgação da sua marca. Pode aparecer nos sites parceiros e também pelo Youtube (na lateral direita) ou rodar no aplicativo.  

Este módulo oferece várias opções de segmentações, porém não funcionam de forma exata e correta, a segmentação demográfica também pode ser listada como não tão eficiente. Ela dá diferentes formas de pagamentos. Como a Google anuncia em diferentes sites parceiros, essa rede de afiliados pode não ser tão relevantes. As segmentações são separadas por tais tópicos: 

Palavras-chaves: Seleciona a palavra chave por tema, analisa o conteúdo da Web e determina o tema principal. O usuário digita a palavra chave e o Google vai fazer uma varredura na web e verificar se o tema pesquisado corresponde com o tema da página. 

Canais: Você escolhe quais sites o seu anúncio vai aparecer.  

Interesse do usuário: O Google analisa o interesse do usuário, ele identifica como é. 

Tópicos: Você escolhe o segmento do site que você vai anunciar. 

Remarketing: O cliente entra no seu site, sai, e entra em outro site o seu anúncio. 

Exclusões: Elimina sites que não dão muitos cliques. 

 

Gmail Ads

Permite a você criar uma experiência riquíssima nesses anúncios ao permitir a inclusão de vídeos, números de telefone, formulários e diversos links. Lembrando que todos os anúncios (segmentados) apareceram a todos, para as pessoas que atualizam sua caixa de entrada várias vezes no dia. 

 

Google Shopping

Comece enviando os dados do produto do Merchant Center e crie uma campanha no Google Ads. Se você deseja promover sua loja on-line e local, aumentar o tráfego para o site ou a loja física e encontrar leads com melhor qualificação, talvez essa seja a melhor opção para você.

 

Vídeo

Com as campanhas de vídeo, você pode exibir anúncios em vídeo sozinhos ou em outro conteúdo de streaming de vídeo no YouTube e em toda a Rede de Display do Google. 

 

Campanha universal de apps

“Se você anuncia aplicativos, é importante disponibilizá-los para mais usuários pagantes. Mas como alcançar essas pessoas? As campanhas para apps agilizam esse processo, facilitando a promoção dos seus aplicativos nos maiores Serviços do Google, incluindo: Pesquisa, Google Play, YouTube, Rede de Display e Discover. Basta adicionar algumas linhas de texto, conteúdo, e o restante será otimizado para que os usuários encontrem você.”  

Esse texto foi retirado do próprio site, perceba como está tudo bem explicado e como é disponibilizado de maneira simples e fácil. Caso queira consultar, o Google disponibiliza todas as regras e como deverão ser aplicadas, clique neste link para seguir ao site do Google: “Sobre as campanhas para apps”

Bom por hoje é isso, o que você achou das nossas dicas? 

Não deixe de ver nossos outros posts, tem muito conteúdo de qualidade para você que quer aprender mais sobre marketing digital.  

Em caso de dúvidas, entre em contato com um de nossos consultores.  

Grande abraço e até o próximo post.     

Equipe Agência Sincro.