post-glossario-marketing-digital_large

Conheça as Palavras Mais Utilizada no Marketing Digital

As vezes nós ficamos preocupados quando adentramos neste mundo do Marketing Digital, suas infinitas possibilidades de criação e montagem possibilita novos caminhos a ser seguida. Por isso, separamos algumas das palavras e seus conceitos para orientar você nesse novo meio.

Assim você poderá estudar e ir se familiarizando com esse novo vocabulário que irá te ajudar a entender os significados e alguns dos processos. Esses conteúdos foram separados e analisados especificamente para você.

Seguimos então com o glossário. Todo o conhecimento é válido para aqueles que tentam projetar uma boa carreira na área ou simplimente quer investir no ‘Novo’. 

 

ADS

Significa anúncios. Tudo que for seguido de ADS na internet, Facebook Ads, Google Ads tem relação com anúncios (pagos). Se você tiver uma página por exemplo, o Facebook não entrega o seu anúncio para todos os seguidores, você precisa anunciar para atingir mais pessoas e levar essas pessoas do Facebook ao seu site. 

Adsenses

São anúncios segmentados. Quando você ajusta o anúncio para o público certo, ou seja, que tem perfil consumidor do seu produto/serviço. Resumindo, direciona o anúncio para quem você quer que veja. 

Adwords

É a ferramenta onde se faz os anúncios a serem publicados nos resultados de busca do Google (aqueles que aparecem em primeiro). Para a publicação o anunciante pagará um valor por clique que varia de acordo com o fluxo pela palavra-chave escolhida, se esse fluxo for baixo, o valor pelo clique também será. 

Afiliados

Um afiliado é uma pessoa que deseja receber comissões para promover produtos/serviços de outras pessoas pela internet. Você pode se cadastrar como afiliado gratuitamente em sites especializados e escolher entre muitos produtos digitais e de nichos diferentes para começar a vender na internet e ganhar dinheiro.

Analytics

É um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog. Para encontrar essa ferramenta, escreva a palavra ‘Analytics’ no Google que irá aparecer o endereço para você. 

Automação de Marketing

É quando você coloca no automático algumas ações, como separar listas com diferentes finalidades no e-mail marketing, com o objetivo de aumentar a produtividade do trabalho e, consequentemente, aumentar os resultados.  

AutoResponder

É uma ferramenta que permite deixar as ações de Marketing da sua empresa no automático (automação de marketing). Ele funciona unindo o seu site a um serviço de disparo de e-mail marketing, que irá organizar toda a sua lista de e-mail, irá salvar em um local seguro, enviar e-mails em grande quantidade e, ainda, irá te dar todos os relatórios de análise 

Banners

Os banners são imagens feitas em formatos diferentes .jpg ou .gif, etc. Um banner pode ter várias dimensões, sendo a mais comum de 468×60. Essas imagens tem uma forma alongada, na horizontal ou na vertical. Nessas imagens tem sempre informação sobre algo, como cursos, encontros online, e etc. 

Brainstorming

Também é chamado de ‘chuva de ideias’. É quando você (sozinho ou em grupo) começa a pensar nas ideias para algum projeto, desenvolvimento de marca, estratégias e qualquer coisa que precise de criatividade. 

Budget

Traduzido do inglês, quer dizer orçamento, ‘dindin’. exemplo: o ‘budget’ para determinada campanha é R$ X,xx. É o quanto você pode investir na ação. 

Black Hat

É um conjunto de técnicas que têm o objetivo de manipular / enganar os mecanismos de busca, oferecendo, muitas vezes, um conteúdo diferente do que foi especificado. Ex: texto ou links ocultos, conteúdo muito repetido no site). Nunca faça isso, pois seu site poderá ser penalizado. 

Busca Orgânica

É a busca natural, relacionada a palavra-chave digitada e só aparece nos primeiros resultados os sites mais relevantes para aquele termo. Podendo se relacionar a palavra orgânica à palavra gratuita. Quando falar ‘tráfego orgânico’, já saberá que não teve que investir nenhum centavo na ação.

Chat

Canal de comunicação, igual quando você envia mensagens pelo Facebook, que muitos apelidaram de ‘inbox’. A conversa acontece em tempo real 

Cookies

São como um tipo de identificação exclusivamente sua, como um RG, por exemplo. A função do cookie é notificar o site quando você voltar. É por causa dele que conseguimos fazer o remarketing. Um pequeno arquivo é salvo no computador das pessoas para ajudar a armazenar as informações usadas nas páginas que elas visitam. Em suma, é apenas uma marcação 

Copywriting ou ‘Copy’

É a arte de escrever e criar conteúdo que vendem (produtos, serviços, empresas). Copywriting é muito significativo pois, a forma como se escreve, é tão ou mais importante do que o próprio conteúdo. Por isso é muito importante saber para quem se escreve (persona), como veremos mais adiante. 

Conversão

É a aceitação de qualquer ação definida por sua empresa para calcular os resultados em seu site: taxa de abertura de e-mails, cliques no link… e etc. Ou, simplesmente, significa transformar desconhecidos em cadastros, cadastros em clientes e clientes em multi compradores. Ex: Converter em Lead = transformar em cadastro. Taxa de Conversão = Taxa de Aceitação 

CPL

Essa sigla significa (Conteúdo Pré Lançamento). Esses conteúdos são parte da estratégia de Lançamento, onde se estende o processo de vendas dividindo em 3 ou 4 vídeos. Ex: CPL1 – CPL2 – CPL3 – CPL4. É nesse ponto que a audiência irá consumir os materiais que devem ser produzidos utilizando os Gatilhos Mentais. 

CTA

Call-to-Action (chamada para ação) são comandos que indicam a ação que você gostaria que seu cliente fizesse, como “comprar agora”, “faça o download”, “inscreva-se”. Tudo deve ter um call-to-action, ex: curta, comente ou compartilhe.

CTR

Click ThroughRate é o cálculo do retorno em cliques em relação à quantidade de e-mails enviados, ou seja, o total de cliques dividido pelo número de e-mails enviados. É também utilizada para medir a eficácia de uma e campanha. Ex: 1.000 e-mails são enviados, gerando 500 clicks o CTR é = 50%. É uma métrica (falarei sobre métrica mais adiante). 

Engajamento

É a participação dos seguidores/clientes a partir de comentários e curtidas nos seus conteúdos/posts, pode ocorrer nas mídias sociais ou sites. É o envolvimento dos seus seguidores. 

Funil de Vendas

São as etapas da venda, um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente a partir do momento em que ele clica no seu link de até o fechamento do negócio. É muito importante ter esse funil de vendas muito bem planejado no seu negócio. 

Funil Perpétuo

O funil de vendas que faz todo o trabalho automaticamente, pois como você já montou seu funil, então é só deixar funcionando para continuar a gerar tráfego, cria listas, relaciona-se com as pessoas, vender infoprodutos, receber o pagamento e entregar o produto. Em outras palavras é você criar uma estrutura de vendas online, onde seu funil de vendas funcione “sem você trabalhar”. Lógico que para chegar a isso, você precisa trabalhar muito, mas depois, você só precisa ver os resultados aumentar e otimizar para gerar mais lucro. 

Hangout

Um encontro online feito através de uma transmissão ao vivo. É como estar em uma sala de aula online ou assistindo um vídeo na internet. Quem faz o hangout fica aparecendo na tela, enquanto as outras pessoas ficam de ouvinte apenas observando. Interações só poderão ocorrer através de um chat. 

Headlines

São os títulos dos seus posts, dos anúncios. Precisam ser muito bem pensados, tem que ser poderosos e chamar a atenção da persona. 

Hyperlink

São aqueles links que, quando você passa o mouse em cima, ele muda de cor e, se clicar, abre uma nova janela com um outro conteúdo. Ideal quando quer encaminhar pessoas para um outro conteúdo no site. 

HTML

É a abreviação de Hypertext Markup Language, em inglês, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto. Essa é uma linguagem de marcação utilizada na construção de páginas na Web, permitindo ser interpretado pelos navegadores. 

Inbound Marketing

É a arte de atrair clientes através do conteúdo que você cria para seu site/blog. É uma estratégia poderosíssima do Marketing Digital. Use e abuse dela. 

Indexar

Significa organizar em forma de índice, como em uma biblioteca. É o que o Google faz quando você publica um conteúdo novo no seu blog, ele lê e arquiva na sequência para depois aparecer nos resultados de busca 

Isca Digital

Qualquer conteúdo que você ofereça. A isca pode ser um e-book ou qualquer outro conteúdo que você quer dar para seu seguidor/cliente gratuitamente e fica em uma página de captura. Para receber esse conteúdo, ele precisa te passar o nome e o e-mail dele. 

Layout

Esboço/desenho de um projeto, um rascunho inicial e a aparência do seu site. Mostra o esqueleto de uma página ou de um site. 

Lançamento

Quando você lança (começa a vender) o seu produto na internet. Precisa ser muito bem planejado. 

Link

URL, é o “endereço” de um documento, de um site, etc. Quando alguém te pedir para mandar o link, basca copiar o endereço e colar no chat. 

Links Patrocinados

Links patrocinados são os aqueles que os sites pagaram pelas posições de destaque no buscador, deixando seu site em destaque. A cada clique que recebe, é descontado do budget (orçamento), como já vimos.

Low cost

Baixo custo. Por exemplo: um anúncio low cost, um anúncio que teve baixo custo. 

Leads

Quando uma pessoa se cadastra no seu site ou página de vendas/ captura interessada no seu produto ou serviço. Quando ouvir dizer “gerar leads” significa gerar cadastros. 

Lead Fria

Um cadastro que provavelmente não irá se transformar em venda. Cadastro que não é a persona do seu produto, etc. Não converte. 

Lead Quente

Cadastro que tem interesse real no seu produto e a tendência desse cadastro é a conversão, a venda! Quanto mais leads quentes você tiver, mais vendas poderá fazer. 

Landing Page

‘Landing’ vem do inglês e significa ‘pousar’; portanto, é a página por onde um visitante chega e entra no seu site. Pode ser a home, o blog ou uma página qualquer que você tenha direcionado seu seguidor. 

Links Patrocinados

São links (pagos) de anúncios que são direcionados através de palavras-chave e você só paga pelos cliques que receber em seus anúncios 

Mapa Mental

Um tipo de desenho voltado para organizar informações, para melhor compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado. Serve também para criação de manuais, e-Books e etc. Serve também como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias); e no auxílio da organização das estratégias de uma empresa ou negócio. 

Métricas

São sistemas que servem para calcular, é a matemática da coisa. É a análise do comportamento dos seguidores. Permite medir e avaliar o desempenho de qualquer ação de marketing. O ROI, por exemplo, é uma métrica, assim como o CTR. 

MindSet

Essa palavra é muito usada, significa mentalidade. Quando ouvir falar em ‘mudar o mindset’, é o mesmo que mudar a mentalidade, a forma como você pensa. Então, MindSet = mentalidade. 

Master Mind

A reunião de pessoas com um conhecimento acima da média que tem como objetivo se unirem para ajudar uns aos outros a atingir seus objetivos individuais. Como um grupo de estudos, onde se troca informação e ideias. É necessário fazer parte de um grupo para desenvolver ou melhorar estratégias e resultados do seu negócio 

Opt-in

Momento em que o cliente coloca suas informações de contato, confirmando que aceita receber suas mensagens. Logo após o opt-in, você entra na lista e passará a receber e-mails com conteúdo que escolheu receber. É a validação por parte do seguidor/cliente. 

Opt-out

Ação de “descadastro” do cliente. Quando ele opta por retirar seu e-mail da lista e, portanto, não recebe mais o seu conteúdo.  

Double Opt-in

Quando o cliente tem que confirmar duas vezes antes de receber seu conteúdo. Faz o cadastro e ainda confirma esse cadastro no e-mail que recebe logo após a inscrição na página de captura.  

Pageviews (Visualizações de páginas)

É o número que mostra quantas vezes uma página foi aberta em determinado período de tempo. Quantas vezes essa página foi visitada por alguém.  

Página de Captura

A página onde o seguidor/cliente coloca o nome e e-mail em troca de uma isca digital. É o mesmo que a Squeeze page, que veremos logo mais.  

Palavras-chave (Keyword)

São as principais palavras usadas no seu nicho e que devem aparecer nos seus textos para que o Google encontre e entregue o seu conteúdo para quem procurar por essas palavras. 

Fique atento, pois a escolha das palavras chave é bem importante! São elas que vão ajudar seus futuros clientes a te encontrarem na internet. Um bom exemplo para encontrar essas palavras são os glossários de cada nicho, procure o seu no Google e comece a criar seu conteúdo. 

Persona

O seu público. Quando aparecer essa palavra, tenha em mente que é o mesmo que público alvo.

Pixel

Uma marcação feita no link para rastrear de onde veio o click. Assim, quando acontecer uma venda, você saberá de onde veio, de qual campanha/anúncio ou afiliado.  

Posts

São o seu conteúdo publicado em blogs ou mídias sociais. Iguais aos que você faz no seu perfil do Facebook ou outras mídias sociais.  

Podcasts

É o nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3, publicado através de podcasting na internet. Simplificando ainda mais, é um conteúdo em formato de áudio. Como as dicas que envio via WhatsApp.  

PPL (Pré Pré Lançamento)

É como se fosse um aquecimento do público para anunciar o lançamento de um produto. Tem como objetivo encontrar pessoas interessadas para iniciar um relacionamento antes de fazer a venda de fato.  

 

Prova Social

É quando alguém não sabe bem ao certo como agir e vai buscar essa informação observando o comportamento de outras pessoas para poder adotar/imitar aquela ação como correta. Pensamento: ‘’se ele está fazendo, é porque é certo’’, vou seguir o padrão e fazer o mesmo. É como se fosse uma validação daquela atitude ou situação.  

Remarketing

Um recurso criado para gerar um listas de visitante que já tenham passado pelo seu site e mostrar novamente anúncios de produtos que você procurou na internet. É para que estes visitantes vejam teus anúncios com mais frequência. Você já deve ter visto que alguns anúncios ficam te perseguindo pelos sites e mídias sociais, não é? Aquilo é proposital.

Responsivo

Quando o site abre em qualquer tipo de dispositivo perfeitamente. Quando o site é compatível com qualquer dispositivo. Quando você ouvir site responsivo, já saberá o que é. É de extrema importância que os sites sejam todos responsivos, melhora até a posição no ranking do Google, ganhando mais visibilidade.  

Segmentação

Quando você seleciona quem é quem. É separar e organizar pessoas/informações, agrupando aquelas que receberam a mesma marcação (tags), facilitando encontrar outras relacionadas. Por exemplo, quando quiser enviar um bônus só para as pessoas que abriram um determinado e-mail.  

SPAM

E-mail enviado sem o consentimento ou solicitação da pessoa. Evite enviar SPAMS, combinado? Faça sua lista e envie somente para quem te der permissão (opt-in).  

Squeeze Page

A squeeze page é uma página de captura de emails. Squeeze, do inglês, significa apertar. Nessa página você “aperta’’ o cliente sem dar outra saída que não seja o cadastro.  

Tags

É com as ‘Tags’ que você consegue selecionar/segmentar seu público/clientes para saber quem é quem, quem veio de onde ou vai para quem, na hora de enviar e-mail marketing. TAG = Marcação.  

Taxa de abertura

Porcentagem de e-mails abertos pelos clientes em relação aos que foram disparados. Quanto maior a taxa de abertura, melhor.  

Taxa de conversão

A métrica mais importante que eu uso para gerenciar as campanhas. É uma métrica bastante confiável e indica o desempenho das vendas. Quanto maior o número de venda, maior a taxa de conversão. Também pode ser conversão de cadastros e aceitação dos produtos.  

Teste A/B

Fazer testes A/B é fundamental. Escolha imagens e textos diferentes para seus anúncios e deixe rodar somente o que tiver melhor desempenho. É quando você coloca duas páginas ou dois anúncios, imagens, banners, textos para ver qual tem melhor aceitação, deixe no ar qual tiver a taxa de cliques ou de abertura maior e exclua os que tiveram menos aceitação pelo público. Fazendo isso, você melhora seus resultados  

Tráfego

O fluxo de dados enviados e recebidos pelos visitantes de um site. O tráfego é determinado pelo número de visitantes e pelo número de páginas visitados no site. Ter tráfego é muito importante, tenha várias fontes de tráfego (Midias Sociais, Blog, WhatsApp e etc…)  

Mandar Tráfego

Quando, através de um link ou conteúdo postado, tem a intenção de levar as pessoas até a página desejada. O famoso ‘clique nesse link’ é uma forma de enviar tráfego.  

Tráfego Orgânico

Fluxo direto é quando a pessoa escreve o exatamente o site que procura ou já tem o endereço salvo nos favoritos, por exemplo, acessando aquele site sem a necessidade de quaisquer indicações, diretamente. Também ocorre por pesquisa da palavra-chave, post nas mídias sociais e outras ferramentas gratuitas. Orgânico = Gratuito. 

Tráfego Pago

Que é um tipo de tráfego que visa trazer pessoas em grande quantidade. O tráfego pago é também conhecido como link patrocinado e sua exibição pode ser realizada tanto no resultado de busca do Google como em seus sites parceiros.  

Tripwire

Um produto com um excelente conteúdo que você tem que oferecer por um valor irresistível (barato). Se você tem um infoproduto por exemplo, ofereça a melhor parte dele por um valor simbólico. O Tripwire tem a finalidade de transformar clientes potenciais em futuros clientes.  

URL

Um endereço virtual. Um link de um site, página, canal, blog e etc.  

Webinar

Tipo de encontro online no qual somente uma pessoa se expressa e as outras acompanham comunicando-se unicamente através de um chat. Muito usado em aulas online. Webinar = Hangout = Encontro Online, todos esses termos são utilizados e significam a mesma coisa.  

ROI

Um retorno sobre investimento ou a métrica que calcula quanto do valor investido retornou à empresa através das conversões. Se investiu R$ 10,00 e retornou 20, seu ROI foi de 100%  

SEO

Otimização de uma página ou do site inteiro para ter um bom posicionamento nos sites de busca (Google, Yahoo, Bing e etc). É uma forma de aprimorar os sites para aumentar os acessos através de técnicas e estratégias que permitem um bom posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca dos sites de busca.

São muitas palavras não é mesmo?  E os conceitos de cada um é incrivel!

E sem dúvida muito interessante adentrar neste mundo digital, o mundo está mundando e o Marketing Tradicional já não é tão válido assim.

Então é isso, gostou de nossas dicas?

Não deixe de ver nossos outros posts, tem muito conteúdo de qualidade para você que quer aprender mais sobre marketing digital.

Em caso de dúvidas, entre em contato com um de nossos consultores de marketing digital.

 

Grande abraço e até o próximo post.

Equipe Agência Sincro.