Textos Que Vendem – Como Produzir Conteúdo de Qualidade e Gerar Mais Leads

Textos Que Vendem – Como Produzir Conteúdo de Qualidade e Gerar Mais Leads

Para você administrar ou possui alguém para administrar o seu negócio virtualmente, fica evidente que criação de conteúdo é essencial para a captação de novos leads. Mesmo que muitos saibam que esta é uma etapa imprescindível dentro do marketing digital, muitos não sabem a maneira correta de se escrever um post com o intuito de atrair novos leads, ou de como captá-los com conteúdo de qualidade, por isso neste post iremos te mostrar de que forma você deve estruturar seus textos com o intuito de aumentar o número de leads e consequentemente aumentar as vendas.

Quando escrevemos um texto, principalmente se nosso objetivo final é focado na conversão não podemos simplesmente escrever sobre o que nos convêm e como nos convêm. É preciso uma base de estudos para se estruturar de que maneira ele deve ser redigido e para quem ele deve ser escrito. Um mesmo artigo pode impactar muitos ou ser direcionado para um público diferente, tudo vai depender de qual tipo de cliente você procura atingir.

Esta base liga três pontos importantes que trabalhamos diariamente no marketing digital, sendo eles a persona, sua jornada de compra e os canais digitais.


Definindo a persona

Quando se trata de persona, o recomendável é que trabalhe com no máximo 3 tipos diferentes de persona e, quando se vai criar conteúdo, deve se criar para cada uma delas separadamente. Para definir uma persona, analise seus atuais clientes e debata sobre a semelhança entre eles criando seu perfil de persona ideal. Caso queira se aprofundar no assunto e entender de fato como se defini uma persona, temos o post certo para você. Clique aqui e veja o post sobre PERSONA.

Agora se você já tem a persona definida, fica mais fácil entender de que forma você pode conquistar esta persona, criando o conteúdo que irá suprir as necessidades dela. Você precisa criar posts propondo as dores do seu lead e disponibilizando uma solução, fazendo com que ele se interesse pelo seu conteúdo.


Jornada da Compra

É um longo processo entre um visitante, um lead, um cliente e um promotor e, para isso, você deve respeitar a etapa do seu lead e agir para que ele se transforme em um cliente promotor.


E o que seria um cliente promotor?

Um cliente promotor é aquele que já adquiriu seu produto, gostou do seu trabalho e em troca, divulga positivamente seu trabalho como forma de apontar satisfação. Visto que esse é o último processo de um lead, vamos para as etapas!


Visitante

Todo aquele que visualizou ou interagiu com seu trabalho mas não deixou os dados nem manteve contato.


Lead

Todo possível cliente, ou seja, aquele que demonstrou interesse e deixou os dados para manter uma conexão com você ou sua empresa.


Cliente

Todo aquele que finalizou a etapa da compra e obteve um produto ou serviço seu.

Agora como sabemos como manter cada etapa suprida?

Quando se trata de visitantes, temos a necessidade de atrair sua atenção e cativá-lo a acompanhar nosso trabalho, ou seja, precisamos produzir conteúdo relevante o suficiente para aquele determinado grupo de persona que foi definido lá atrás.


E os leads?

Uma vez obtendo pessoas cativadas pelo seu trabalho, é hora de manter a produção de conteúdo relevante para essas pessoas e fazer uso de landing pages com eBooks e afins para captação de dados que poderão ser usados para futuras estratégias de marketing.


E os clientes?

O processo de venda não termina quando se finaliza a compra, mas deve se ter em mente que você deve continuar cativando este cliente para que ele continue usufruindo de seus serviços e consequentemente, divulgue seu trabalho para mais pessoas.


E que tipo de conteúdo devo escrever?

Nunca será somente um tipo de conteúdo que você deverá produzir, assim como no processo do lead, existem etapas de conhecimento da persona e com isso, vem a mudança no tipo de conteúdo que você deverá produzir.
Por exemplo, se você é um iniciante no mundo do marketing, sabemos que você busca conhecimento sobre o assunto e títulos como “O que é; Como é; Aprenda a...”. Agora se você já possui experiência e é um profissional buscando se atualizar na área, certamente o conteúdo deve girar em torno de “Novas ferramentas; Atualizações Google...” entre outros assuntos que façam alguém que já sabe sobre o assunto, se atualizar.

Veja que o tema não mudou em ambos os casos, todos giram em torno do mesmo assunto, marketing digital. Então uma vez que você identificou a persona, fica mais fácil nivelar os tipos de conteúdo que você deve produzir para suprir as necessidades de cada uma de suas personas.


Eai, gostou de nossas dicas?

Espero que tenha gostado de nossas dicas e em caso de dúvidas pode entrar em contato com um de nossos consultores de marketing digital.

Caso necessite de nossos serviços não hesite em entrar contato conosco por telefone ou WhatsApp.

Grande abraço e até o próximo post.

Agência Sincro.