joomla-vs-wordpress-agencia-de-marketing-digital-sincro1_large

WordPress vs Joomla – Qual é o Melhor?

Excelentes plataformas de CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), cada uma com seu devido reconhecimento, com o mesmo propósito, mas com diferenças. Entenda a diferença entre elas e o que as fazem ser a melhor escolha para sua necessidade.

Antes de começarmos a apontar o que cada uma faz, você precisa entender o que de fato elas são e tirar suas conclusões sobre ambas.

CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo)

Nada mais é que um programa que fornece recursos para criação de sites, edição, arquivamento, publicação, interação, relatório, auxílio para conteúdo, dados e informações sobre seu site, loja virtual, etc. Nele você pode redigir os níveis de permissão que cada usuário terá para o gerenciamento de seus projetos.

Uma vez esclarecida está parte, vamos para as diferenças.

WordPress

wordpress

Plataforma de CMS criada em 2003 e hoje com sua versão mais recente a 5.1.1 (Março de 2019), com mais de 54.000 plugins sendo usada por 33% dos usuários globais na internet.
O WordPress assim como o Joomla é um projeto de código aberto para criação de sites, blogs e etc.
Dentro dela você partilha de:

– Designs Personalizáveis
Edição sugestiva para o que necessita, com variedades de ferramentas e templates para ajudar na criação de seus projetos.

– Estrategicamente Voltado Para o SEO
Todo o seu planejamento foi voltado na necessidade de profissionais a procura de auxílio, o SEO sendo uma das estratégias fundamentais no mundo do Marketing Digital, não poderia ficar de fora.

– Sites Responsivos
Fundamental para quem almeja o sucesso, pois nos dias atuais, metade da população tem o acesso a internet pelo celular, enquanto no Brasil o número de internautas vem aumentando com atuais 25,13% de acessos pelo celular. Quando usamos estes dados para o marketing digital o cenário muda de figura. Pois dentro de um site, uma loja virtual e as redes sociais, fonte de nossas estratégias, o uso de internet por celular é muito superior ao desktop. Por isso, diferente de antigamente, quem quer acessibilidade para os públicos e visualização de sua marca, tem que estar preparado para possuir sites responsivos que se adequem a tablets, desktops e principalmente, celulares.

– Segurança
Quando trabalhamos com banco de dados em um projeto grande que requer muitos arquivos e dados importantes é natural que precisemos trabalhar na segurança deles para evitar possíveis vírus e invasão de hackers. Dentro do WordPress é disponibilizado serviço que garante uma certa segurança para você e seu projeto. É claro que todo projeto online está sujeito a ameaças de vírus e invasão por isso sugerimos que independente do serviço prestado pela plataforma, adiante-se e invista em uma segurança reforçada para seu projeto.

– Gerenciamento de Mídias
Amplo gerenciamento de mídia para você armazenar arquivos, imagens, áudios, vídeos e demais anexos, para utilizar em suas criações.

– Fácil e acessível
De fato a plataforma utiliza ferramentas de fácil compreensão, desde um leigo no mundo da criação de websites até um profissional.

Joomla

joomla

Assim como WordPress, o Joomla é um sistema de gerenciamento de conteúdo com código aberto, possuindo vários prêmios ao longo de sua criação. Criado em 2005, foi projetado com a separação de design, programação e conteúdo para a criação de sites, lojas virtuais, blogs, etc. Sua última versão é a 3.9.4. O Joomla é desenvolvido em PHP, com base de dados avançada MySQL, que garante um gerenciamento superior de arquivos e uma maior segurança para seus dados. Com seu sistema, o Joomla é capaz de fornecer aos desenvolvedores de maneira rápida e fácil:

• Sistemas de controle de estoque
• Ferramentas de relatório de dados
• Pontes de aplicação
• Catálogos de produtos personalizados
• Sistemas Integrados de Comércio Eletrônico
• Diretórios de negócios complexos
• Sistemas de reserva
• Ferramentas de comunicação
• Distribuição de acesso
• Criação de projetos complexos
• Extensão com mais de 8 mil plugins
• Sites responsivos
• Segurança
• Designs personalizavéis

Dentro dele é possível criar projetos mais complexos, o Joomla possuí uma aba extremamente ampla de ferramentas e funcionalidades para você criar o que tua imaginação permitir. Seu gerenciamento de perfis lhe permite distribuir o acesso necessário para cada usuário que irá participar da criação de seu projeto, além de seus usuários e leads.

Em relação a SEO, o Joomla necessita de configurações complexas para atingir os resultados esperados.

Entendendo o que cada um lhe possibilita é importante saber que o WordPress sendo uma plataforma de fácil manuseio, não significa que ela é superior ou inferior ao Joomla, mas é voltada para empresas que querem um projeto mais profissional e complexo, necessitando de meios mais expansivos de criação. Por conter muitas ferramentas dentro do sistema aberto, compreender este sistema de gerenciamento não é para qualquer um, mas o Joomla é perfeito para você que quer um projeto mais bem elaborado ou que vai contratar profissionais especializados para a criação do projeto, por que dai sim, quem entende deste sistema, vai ter uma incrível plataforma para criação de projeto. Enquanto no WordPress, como é falado anteriormente, é rápido e fácil compreender seu sistema, por isso cativa olhares tanto de profissionais, quanto de pessoas que não possuem experiência com a criação de projetos deste porte. O WordPress também é uma ferramenta muito boa para criação e seu sistema lhe proporciona bastante acessibilidade e por isso, é mais popular.

Por isso, independente dos dois sistemas de gerenciamento de conteúdo apontados acima, ambos possuem extrema qualidade, com sistema em código aberto e com excelentes ferramentas para lhe ajudar na sua criação. A única coisa que diríamos ser o real diferencial entre eles, é a diferença entre públicos, um sendo popular, acessível para todos os públicos que necessitem de seu serviço e o outro mais restrito a profissionais que sabem bem como trabalhar dentro da complexibilidade que é o Joomla.

Procuramos ser o mais imparcial possível e ajudar você a decidir o que melhor se adeque a sua necessidade.

Caso necessite dos serviços que eles oferecem, trabalhamos com ambos, WordPress e Joomla. Não deixe de entrar em contato com nossa equipe para mais detalhes.

Grande abraço,

Agência Sincro.